Boas Vindas

É com grande prazer e satisfação que chegamos a nossa 11ª Edição.
O Hórus Festival tem como objetivo valorizar, difundir e incentivar a prática da Dança do Ventre e Folclore Árabe como forma de expressão e cultura. O Festival vem como uma forma também de Profissionais e Amadores divulgarem seus trabalhos e com isso compartilharmos Conhecimento e Estudo, sendo também uma forma de interação entre todos os participantes desta Arte Milenar. Além disso proporciona a toda a população não só do Rio de Janeiro como de todo o Estado e País , momentos de entreterimento, descontração e lazer.

Estamos nos preparando com muito carinho pra receber a pessoa mais importante: VOCÊ!

Com carinho
Shaira
Sayaad e Equipe

2014 - 60 Anos de Dança do Ventre no Brasil


Para você ficar por dentro!!!

O que significa esta comemoração?  

Vamos estudar..






ZULEIKA PINHO - Este é o nome da primeira bailarina BRASILEIRA a fazer uma apresentação de Dança do Ventre no Brasil
     
Iniciou seus estudos de bailarina clássica aos 7 anos ao entrar para a Escola do Teatro Municipal, onde se formou.

 Aos 13 anos ingressada no corpo de baile, fazia apresentações na TV e se apresentava dançando vários estilos.Também trabalhou como Modelo e Atriz

Aos 14 anos foi convidada para fazer um show em um Clube Árabe em São Paulo, chamado Homes. Pediram a ela que se apresentasse fazendo uma dança oriental.Me perguntaram se poderia apresentar uma dança oriental, Zuleika Pinho não tinha a menor idéia do que era, mas aceitou! Isto foi em 1954.

Com isso teve que comparecer ao Clube para fazer um ensaio, ficou conhecendo as músicas e os instrumentos. Ela ficou tão apaixonada com o ritmo e melodias que por intuição dançou.

Ela nunca tinha visto uma bailarina árabe dançar. O que viu foi em filmes americanos da Golden Era. Claro que foi uma dança sem a técnica de hoje, mas mesmo dessa forma foi um sucesso.


Zuleika teve muito apoio da Imprensa, a qual sempre a elogiaram, dando inclusive a ela o título de      "Rainha da Dança do Ventre"

Quem já a viu dançar, fica hipnotizado, pelo seu charme, delicadeza e expressão corporal.

Tive o prazer também em ter feito aula com ela São Paulo, não tem como não sair de sua sala de aula em êxtase.

Em 2009 o Festival comemorou os 55 Anos de Dança do Ventre e tivemos a honra de ter Zuleika Pinho nos proporcionando um belo workshop. Foi maravilhoso ver a sua leveza, graça, postura e toda sua história.Saber que foi dela a partida como brasileira é emocionante.

Quero ressaltar que também temos em nossa história aqui no Brasil temos a grande  bailarina Sherazade que começou a difundir mais a dança árabe em 1957 por todo o país.

E para finalizar uma frase de Zuleika Pinho:
"A técnica se adquire com estudo e prática, mas o sentimento nascemos com ele"


obs.: Dados transcritos de texto feito em conversa com Zuleika Pinho em 2009, quando a mesma esteve no RJ no Hórus Festival.



Um comentário: